5 tecnologias que não existiam antes do ano 2000

Não faz tanto tempo assim que vivíamos sem o WhatsApp...

(fonte: revistagalileu.globo.com)





Nem parece fazer tanto tempo assim que entramos no segundo milênio, mas é difícil acreditar que a maioria das tecnologias que parecem imprescindíveis hoje não existiam há pouco menos de 20 anos. Veja alguns exemplos:



1. Celulares touchscreen Tecnicamente, a tecnologia touchscreen foi desenvolvida em 1965 e o primeiro tablet foi patenteado em 1969. Mas ele só podia ler um toque por vez e era usado para controle de tráfego aéreo. A virada do uso de touchscreen em celular só veio em 2007 (!) com o surgimento do primeiro iPhone da Apple.



2. Aplicativos para celular

Não estamos falando do jogo da cobrinha — que aliás, só surgiu em 1998 — mas de apps que salvam nosso dia a dia e nos permitem pedir comida, alugar um carro, pedir um táxi, navegar pelas estradas, etc. O Google Maps, por exemplo, foi criado em 2008.



3. Serviços de streaming

Até 2005, se alguém quisesse assistir a um clipe de música, o jeito era esperar passar na TV. Também não existia esse negócio de procrastinar assistindo a vídeos de gatinhos fofos: o YouTube só foi criado em 2005. Para assistir a um filme na hora que quisesse, o jeito era alugar em locadoras — a Netflix só apareceu nos Estados Unidos em 2007 e chegou ao Brasil quatro anos depois. E para ouvir música, só na rádio ou em CDs — o Spotify apareceu em 2008, mas só estreou no Brasil em 2014.



4. WhatsApp

Como as pessoas se comunicavam antes do WhatsApp? A pergunta parece exagero, se pensarmos que a plataforma de mensagens instantâneas não existe há nem uma década. Volta e meia, algum juiz brasileiro resolve suspender o WhatsApp no país, e aí voltamos a sentir o gostinho de como era viver sem ele (esses dias são loucos).



5. Wi-Fi

O sinal de internet Wi-Fi foi liberado para os consumidores em 1997, o primeiro computador a rodar internet com o sinal surgiu em 1999, mas foi só a partir de 2003 que o sinal se estabilizou o suficiente para alcançar distâncias maiores. O boom veio mesmo em 2004, com previsões de que 100 milhões de pessoas usariam Wi-Fi até 2006. Hoje, viver sem essa tecnologia parece impossível para muita gente: um estudo da Wakefield Research revelou que 75% dos americanos acreditam que ficariam mais irritados se passassem uma semana sem Wi-Fi do que sem café.



(https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/10/5-tecnologias-que-nao-existiam-antes-do-ano-2000.html)


3 visualizações0 comentário
  • Facebook Social Icon
  • Blogger ícone social
  • LinkedIn ícone social