Bem vindo a era da revolução 4.0 a revolução das tecnologias exponenciais!



Em pouquíssimos anos empresas desconhecidas como Uber, Netflix, AirB&B e Waze revolucionaram seus mercados de atuação desbancando grandes corporações e ressignificando alguns modelos de negócios: a chamada a economia 4.0 já está ai.

Você sabia que até 2030 oitenta por cento dos “postos de trabalho” como conhecemos hoje deixarão de existir.


Mas o que é visto como pânico para muitos é visto como grande oportunidade para outros. Afinal, 90% dos novos postos de trabalho ainda sequer existem.


A transformação digital já é uma realidade em nossas vidas e tem impactado profissões: na forma em que nós trabalhamos e na forma que vivemos. Mais do que nunca é necessário que o novo profissional se capacite, visualize quais são essas novas tecnologias que vem por ai e como elas vão hoje impactar nosso trabalho e nosso futuro.


Tecnologias tradicionais apresentavam uma tendência ao avanço linear ao longo dos anos, novidades recentes como manufaturas aditivas, drones, biotecnologia e inteligência artificial se desenvolvem de forma exponencial.

Vivemos provavelmente a época mais empolgante dos negócios, pois estamos presenciando toda esta revolução.


Novidades como robôs que aprendem consigo próprios para melhorar seu desempenho, sistemas preditivos de recomendação médica, carros autônomos e manufaturas aditivas podem todas ser englobadas no campo das tecnologias exponenciais.


Até pouco tempo atrás, o ser humano estava no centro de cada nova transformação, sendo o único responsável pelas novidades que chegavam à indústria. Uma das características das tecnologias exponenciais é dar às próprias máquinas a função de introduzir mudanças. Com a inteligência artificial, uma tecnologia criada pode gerar transformações por si própria.


Outra realidade da revolução 4.0 é o caráter mais colaborativo e humano, não apenas priorizando o lucro e capital. A contribuição para uma atuação mais sustentável, tanto do ponto de vista econômico, social e ambiental, é algo que estamos vivendo nesta revolução. Exemplo é a aparição e fortalecimento de inúmeras organizações do terceiro setor que surgem com ideias e proposta altamente inovadoras.


E você, está preparado para o futuro?

Quer ingressar neste mercado, saiba mais.

10 visualizações0 comentário
  • Facebook Social Icon
  • Blogger ícone social
  • LinkedIn ícone social

©2016 criado com Wix.com